sábado, 4 de abril de 2009

Para registro

Homem que contraiu malária em Angola continua internado

O homem que contraiu malária em Angola, na África, continua internado em um hospital de Itaúna. Ele está em observação e não corre risco de morte.

O paciente passa bem e está sendo medicado há três dias. Orlando Vilaça é de Itaúna e há quatro meses trabalha em Angola onde contraiu a doença. Assim que chegou para passar uns dias na cidade mineira percebeu alguns sintomas.

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, em Minas, este ano foram notificados 20 casos de malária e duas pessoas morreram. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a malária é a principal causa de morte na África. A doença mata, em média, cerca de três milhões de pessoas por ano. Para se ter uma ideia, só na Angola, foram registradas em 2006 cerca de sete mil mortes. E até hoje não existe vacina contra a doença.

Mesmo sabendo dos riscos Orlando diz que vai voltar a trabalhar no país africano. O paciente está num quarto comum. Segundo as normas da Secretaria de Estado da Saúde ele não precisa ficar isolado, já que a doença é transmitida através da picada do mosquito ou por transfusões de sangue.

O coordenador da Vigilância em Saúde, Wilson Diniz, descartou a hipótese de contaminação. Segundo ele, a população pode ficar tranquila. De acordo com a Organização Pan-americana de Saúde, em 2008, foram notificados no Brasil aproximadamente 312 mil casos de malária.


[Fonte: MGTV Rede Integração | Portal Megaminas]

Nenhum comentário: