quinta-feira, 9 de abril de 2009

África do Sul

Durante a ida para Luanda no próximo sábado, está prevista uma conexão de aproximadamente 3 horas em Johannesburg, na África do Sul. Como vai ser muito rápido e não vou ter tempo de tirar algumas fotos ou conhecer a cidade, por enquanto fica apenas um descritivo bem resumido sobre o país. No retorno ao Brasil, quando passarei a noite em Johannesburg, publico um post com maiores detalhes. Por enquanto, a África do Sul resume-se a:

"(...) é famosa por sua diversidade cultural, linguística e religiosa, com onze línguas oficiais reconhecidas na constituição. O inglês é o idioma mais falado na vida pública oficial e comercial, embora seja apenas a quinta língua doméstica mais falada. O país é etnicamente diversificado, com as maiores comunidades caucasianas, indianas e mestiças da África.

Embora 79,6% da população seja negra, esta categoria não é nem linguisticamente, nem culturalmente homogênea, pois seus integrantes falam línguas bantu diferentes, das quais nove são oficialmente reconhecidas.

Em 2007, a população da África do Sul era estimada em 47,9 milhões de habitantes.
O sistema de segregação racial (apartheid) começou a ser desmontado em 1990, de modo que a primeira eleição democrática da África do Sul, em 1994, levou ao poder Nelson Mandela e o partido do Congresso Nacional Africano."

E não poderia deixar de registrar que em 2009 a África do Sul cedia a Copa das Confederações e em 2010... tem Copa do Mundo!



Nenhum comentário: