domingo, 5 de abril de 2009

Leitura

"As pessoas fazem a História, mas raramente se dão conta do que estão fazendo.", Christopher Lee

Considerando escalas, conexões e tempo em vôo, calculo que terei aproximadamente 40 horas livres. Descontando-se daí o tempo para pensar na vida, dormir - ou pelo menos tentar, comer e correr dos mosquitos da malária, restam algumas boas horas exclusivas para a leitura!

O livro escolhido dessa vez foi um que comprei há alguns meses e estava guardado na mesa esperando o momento certo para ser lido: "1808", de Laurentino Gomes. Esta narrativa retrata um fato que marcou a história de Portugal e, principalmente, do Brasil: a vinda da família real para aquela que então era uma simples colônia portuguesa. O motivo da vinda, ou fuga, foi a iminente invasão do território de Portugal pelo imperador Napoleão.

A crítica sobre o livro teceu excelentes comentários e a obra ficou por um bom tempo figurando nas listas dos livros mais vendidos no país.

Nestes dias que estão vindo por aí nada melhor do que unir o útil ao agradável: uma boa leitura para matar a saudade do Brasil e ainda aprender mais sobre nossa história.

Até.

--
1808: Como uma rainha louca, um príncipe medroso e uma corte corrupta enganaram Napoleão e mudaram a História de Portugal e do Brasil.
Autor: Laurentino Gomes
Editora: Planeta do Brasil
Ano: 2007

Nenhum comentário: